O Assédio Moral no ambiente do trabalho ocorre com a exposição a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada.

São condutas que trazem danos à dignidade e à integridade do colaborador, colocando a sua saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho. São condutas abusivas, que podem ser manifestadas por comportamentos (acusações, insultos, gritos, humilhações públicas), atos (boatos, isolamentos, recusa na comunicação, fofocas, exclusão social), gestos, omissões, que possam causar danos à personalidade, integridade física e psíquica do colaborador. É uma forma de violência, que tem como objetivo desestabilizar emocionalmente e profissionalmente o colaborador.

O assédio moral interfere no ambiente de trabalho e na vida do profissional, podendo causar danos à saúde, gerar incapacidade para o trabalho, suicídio, etc.

Essas condutas são incompatíveis com a Constituição da República e com diversas leis que tratam da dignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho. Por isso, devem ser combatidas!

Constituição Federal – Art. 5º, X e 6º / CC art. 186

No ambiente de trabalho, o assédio moral pode ser classificado de acordo com a sua abrangência como: Assédio moral interpessoal que ocorre de maneira individual, direta e pessoal, com a finalidade de prejudicar ou eliminar o profissional na relação com a equipe; e Assédio moral institucional que ocorre quando a própria organização incentiva ou tolera atos de assédio. Neste caso, a própria pessoa jurídica é também autora da agressão, uma vez que, por meio de seus administradores, utiliza-se de estratégias organizacionais desumanas para melhorar a produtividade, criando uma cultura institucional de humilhação e controle.

Quanto ao tipo, o assédio moral manifesta-se de três modos distintos:

Atitudes que podem caracterizar o assédio:

O que não é assédio?

As causas do assédio moral no ambiente de trabalho estão ligadas a fatores econômicos, culturais e emocionais.

As principais causas são: abuso do poder diretivo; busca incessante do cumprimento de metas; cultura autoritária; despreparo do chefe para o gerenciamento de pessoas; rivalidade no ambiente de trabalho; e inveja.

O assédio moral traz consequências psíquicas, físicas, sociais e profissionais para o assediado e prejudica o ambiente de trabalho, as organizações e o Estado.

Como prevenir: Existem várias formas de prevenir o assédio moral no trabalho, mas a principal é a informação. Garantir que todos saibam o que é assédio moral e quais são os comportamentos e ações aceitáveis no ambiente de trabalho contribui para a redução e até para a eliminação dessa prática.

Veja algumas medidas de prevenção:

O que fazer? Em casos de assédio moral no ambiente de trabalho, deve-se comunicar a situação ao setor responsável e ao superior hierárquico do assediador.

Fonte: Material IOB on-line;

Material informativo do TST – Tribunal Superior do Trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *